O PMDB de Santa Catarina mais uma vez está em um momento histórico. Dia 27/03, no próximo sábado, cerca de 700 (setecentos) delegados estarão reunidos para decidir o candidato do PMDB a Governador do Estado. Essa história já é antiga, em 1982 as prévias foi entre Jaison Barreto e Pedro Ivo Campos, em 1986 entre Pedro Ivo e Luiz Henrique, em 1998 foi entre Paulo Afonso e Eduardo Pinho Moreira, e este ano em 2010 será o Dr. Eduardo e Dário Berger. Esta história demonstra que novamente a base partidária será consultada sobre qual caminho deve seguir nas eleições deste ano. Algumas siglas não conseguem reunir esse número com filiados ou simpatizantes, mas o nosso gigante manda-brasa tem um poder de mobilização incomparável e uma organização partidária como nenhum outro partido possui e é por esse motivo que não podemos em hipótese alguma ser coadjuvantes no processo que se aproxima.
Duas grandes lideranças disputam a preferência dos convencionais. De um lado o Presidente Estadual do PMDB nos últimos anos que consolidou sua posição de líder do PMDB em Santa Catarina, fortalecendo o partido nos 293 municípios catarinense, o Dr. Eduardo Pinho Moreira. Como postulante também a indicação do partido para a vaga de Governador está o Prefeito de Florianópolis, vitorioso nas eleições e reeleições no município de São José e Florianópolis desde 1996.
O primeiro possui características que demonstram a história do MDB, filiou-se em 1986, foi Deputado Federal por duas vezes, Prefeito de Criciúma, Vice-Governador e Governador, possui experiência política e administrativa, conhece todos os municípios de Santa Catarina, atualmente preside o maior partido do Estado há 5 anos, isto é, sempre esteve no PMDB.
O segundo é um empresário bem sucedido, tem 4 mandatos de Prefeito, dois no município de São José e dois na Capital, sempre com vitórias expressivas em sem dúvidas importantes. Sua história política passa pelo PFL, atual Democratas, PSDB e atualmente no PMDB. Há quem diga que se Dário for o nosso candidato, o PMDB ganha, mas não leva. Porém deve ser respeitado e já demonstrou serviço prestado ao partido.
Nessa disputa interna, na nossa opinião, o que deve prevalecer é a lealdade nos debates de base, e principalmente o compromisso do candidato derrotado em apoiar o vencedor e seguir no projeto rumo ao terceiro mandato consecutivo de Governador do Estado.
Aqui em Balneário Camboriú já expressamos nossa vontade no último sábado, dia 20, os votos dos nossos delegados e o apoio é incondicionalmente ao Dr. Eduardo, não só por suas qualidades e histórico partidário, mas por sua contribuição em todas as batalhas que já tivemos aqui em Balneário Camboriú. Desde 2004, quando nascia um projeto de mudança, alternativo ao que estava instalado em nosso município, no qual poucos acreditavam, Pinho Moreira, confiou nos companheiros, especialmente no Prefeito Edson Piriquito, através do grande amigo Altair de Marco, que já nos deixou, e veio a Balneário Camboriú contra a vontade do próprio Governador Luiz Henrique para se juntar a campanha que surpreendentemente alcançou no seu final 43% dos votos. Em 2008, não foi diferente, e novamente, veio a nossa cidade apoiar e lutar junto conosco na eleição vitoriosa de Edson Piriquito, novamente contra a vontade do Governador, e sem levar em conta qualquer acordo ou aliança. Eduardo Pinho Moreira está comprometido mais com o PMDB do que com qualquer outro partido, ou projeto pessoal, e a nossa lealdade a ele nesta disputa somente uma contrapartida pelo serviço prestado a nossa cidade e ao nosso partido.
Estamos contigo, rumo a vitória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário